domingo, 16 de junho de 2013

#JuIndica: Trabalho de história

Oi oi galerinha! Tudo bem?
     
     Nesse post irei mostrar um pouco do meu trabalho de história do meu colégio, passado pela querida professora Daianne. O trabalho é o seguinte: pesquisar e visitar dois lugares  que surgiram aqui em Natal durante o período do Brasil Colônia. Entre as opções que estavam disponíveis, optei pelo Convento Santo Antônio e Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação.



Igreja Santo Antônio

     A Igreja Santo Antônio está localizada  na Rua Santo Antônio, 698, Cidade Alta (Natal / RN) próxima a Antiga Catedral.
     A devoção a Santo Antônio no Brasil vem desde século XV, quando diversas capelinhas foram construídas pelos portugueses e seus devotos em todo território nacional. A Igreja de Santo Antônio foi a terceira a ser construída aqui em Natal, em 1763.


     A mesma foi construída em partes: primeiro a nave e em seguida a torre. Algumas pessoas acham que ela é a mais bonita de nossa cidade e que é a sua respectiva torre é influenciada pelo povo muçulmano com sua arquitetura tradicional e, o galo da torre uma característica religiosa dos portugueses.
     
     Antigamente, a igreja era mais conhecida como Igreja dos Militares, pois no século XIX, durante um tempo, o convento, que fica do lado esquerdo da igreja, serviu de base militar. E atualmente é chamada de Igreja do Galo, por causa do galo de bronze que o capitão-mor Caetano da Silva Sanches doou para a igreja.


     A decoração interna do convento Santo Antônio segue também os elementos do barroco: o teto é decorado com imagens de Nossa Senhora da Conceição e do seu santo padroeiro Santo Antônio de Pádua.


     Possui dois altares esculpidos em madeira, decorados com folhas de acanto, sem aplicações de metal ou policromia.E no centro do altar está Santo Antônio de Pádua.


     De segunda-feira à sexta-feira as missas acontecem às 6:30 ou se você preferir às 18:30; no sábado elas acontecem às 6:30 e de 19:00. Já nos domingos as missas são realizadas às 10:00 e 19:00. A entrada é gratuita.





Convento Santo Antônio

     O prédio do Convento Santo Antônio, administrado pelos Frades capuchinhos, foi inaugurado no dia 1º de fevereiro de 1948. A pedra fundamental foi lançada em 15 de setembro de 1946, por Dom Marcolino Dantas. O desenhista Souza Lélis fez a planta e o engenheiro Otávio Tavares responsabilizou-se pela construção. Uma grande campanha para angariar fundos para a construção foi liderada, no interior por Frei Damião, e em Natal pelo Padre Eymard L'Eraistre Monteiro. A campanha, que contou com o apoio de toda sociedade, foi um grande sucesso e em menos de dois anos a construção estava terminada.





Museu de Arte Sacra
     
     O Museu de Arte Sacra do RN foi criado em 21 de dezembro de 1988 e instalado no anexo da Igreja Santo Antônio. Reúne um pequeno acervo de imagens dos séculos XVII ao XX, além de pinturas, alfaias, mobiliário, ourivesaria e prataria utilizada no culto religioso.







Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação


     A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, popularmente conhecida como Catedral Velha ou Catedral Antiga localiza-se no bairro da Cidade Alta em Natal, no estado do Rio Grande do Norte, no Brasil, seu Pároco é o Mons. Agnelo Dantas Barreto.

     A Catedral Antiga foi o primeiro templo que se construiu em Natal, tendo sua construção pronta em 1599 e, no mesmo ano, foi celebrada a primeira missa. Constituída inicialmente apenas da Capela Mor, passou por sucessivas ampliações sendo concluída em 1862, quando teve a edificação de sua torre. 


     Em 1672 o Padre Leonardo Tavares de Melo inicia a reconstrução da igreja que fica pronta apenas em 1694; até hoje, na soleira da porta principal, há uma pedra gravada com esta data.  Em 1862 a torre foi construída, em 1871 ganhou piso novo, em 1874 veio um sino pequeno que às 21h dava o toque de recolher. A partir do final do século XIX sofreu modificações e acréscimos na sua arquitetura original, adquirindo feições neoclássicas. Em 1995 passou por uma cuidadosa restauração que lhe devolveu as características coloniais. Por ocasião dessa restauração foram encontradas pinturas do século XVII, encobertas por 17 camadas de tinta.



Por sua importância histórica o templo é tombado pelo Governo do Estado e pertence à Arquidiocese de Natal, um monumento que o RN orgulha-se de possuir.

     A Antiga Catedral de Natal é um templo dedicado a Nossa Senhora da Apresentação denominação dada a Nossa Senhora do Rosário na cidade de Natal. Recebeu esse nome por ter sido encontrada nas águas do Rio Potengi no dia da Apresentação de Maria ao Templo de Jerusalém. Vale lembrar que Nossa Senhora da Apresentação é a Padroeira desde a introdução do Cristianismo na sociedade natalense, antes mesmo da aparição da imagem no rio.



Nessa igreja, as missas acontecem às 17:00 todos os dias da semana. Entrada gratuita.



E é isso galerinha! Até mais!


Espero que tenham gostado!

Um “cheiro”


Fonte de pesquisa: https://www.google.com.br/
Postagem realizada por: Maria Júlia

Nenhum comentário:

Postar um comentário